top of page
Buscar
  • Foto do escritorLarissa Ferraro

“UMA CARTA PARA MINHA FILHA”



Texto escrito por Alisson Burr para o site www.desiringgod.org e traduzido por Larissa Ferraro.


Para minha querida filha,


Você está começando o ensino médio esse mês e a atmosfera ao seu redor é cheia de empolgação. Tantas novas portas estão se abrindo, e eu me alegro com você. Mas agora também é o tempo de revisitarmos um tópico que pode parecer um pouco estranho: seu corpo. 


Eu quero que você pense nessa carta como o ponto máximo das diversas conversas que tivemos ao longo da última década. Esse é apenas mais um simples passo para te ajudar a ver nosso mundo caído na perspectiva de Deus: um mar de criaturas perdidas em rebelião contra o Criador, inteiramente enganadas em seus esforços para achar amor, aceitação, e beleza nos locais errados.


Pelo bem de seu coração e alma, eu quero compartilhar cinco verdades para te ajudar a ancorar sua identidade em Cristo e solidificar o propósito pelo qual Ele criou o seu corpo.


1. Seu corpo é um presente para ser valorizado, não vendido por uma ninharia.


Culturalmente falando, nos movemos de desprezar manifestações públicas de sexualidade para distribuir elogios e pedir bis. Quanto mais sensual, indecente, e maior a audiência, melhor.


Mas minha querida, isto não é o que Jesus tinha em mente quando pagou o preço por seu corpo e sua alma. (1 Coríntios 6:20). Seu valor está alicerçado na sua natureza como imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26–27). Você tem valor não por causa de quantas pessoas te curtem nas redes sociais, mas por causa do infinito amor e obra do seu Senhor. (Efésios 5:1–2).


2. Seu corpo foi criado para ser rendido, não simplesmente admirado.


A cultura Americana alegremente alimenta aqueles que desejam pecados sexuais. O apetite é insasiável. Vai requerer sabedoria sobrenatural a você para entender que o seu corpo não é um espetáculo para ávidos olhos, mas um instrumento para ser aproveitado para Deus. Ele fez o seu cérebro, seus músculos, e seus ossos para trabalhar, para servir, para aprender, e para louvar a Ele.


Desde os séculos de espartilhos que comprimiam as costelas na Europa aos sapatos que esmagavam os pés das chinesas, culturas tem repetidamente entendido mal (e abusado) a natureza do corpo feminino. Você não é um objeto para ser tocada e cobiçada por prazer. (Mateus 5:28). Em vez disso, meu amor, você é uma colaboradora das várias boas obras que Deus preparou para você há muito tempo. (Efésios 2:10). 


3. Seu corpo não é a totalidade de sua identidade.


Apesar de as pessoas interagirem com você através de seu corpo físico – eles só vêm o seu ser exterior – sua essência é na verdade a união entre seu corpo e seu espírito. Seu espírito vai viver para sempre, e seu corpo será ressurreto. (Filipenses 3:21). 


Tanto seu corpo quanto sua alma têm valor, o que faz ainda mais problemática a mentira cultural, alicerçada no Gnosticismo pagão, que seu corpo pode viver e prosperar separado de seu coração. Na verdade, os desejos de seu coração determinam todas as palavras e ações que você tem no seu corpo. (Lucas 6:45). E apesar de falhas físicas serem frequentes nesse mundo, essas marcas da queda não são razão para preocupações ou o ponto principal de sua existência. Você é mais do que a soma das partes do seu corpo. O propósito pelo qual você foi criada é: dar glória ao seu Pai celeste. (Salmo 63:3–4).


4. Seu corpo é um templo que pode gerar vida.


Eu não estou me referindo ao estilo deusa como Beyonce para o benefício da audiência das TVs. Seu corpo é um templo para o Espírito Santo. (1 Coríntios 6:19). E por isso, Deus desenhou seu corpo para dar vida a outros. Não apenas seu útero, mas todas as partes de seu corpo. 


Seu coração da vida à medida que ama Jesus, seu próximo, e seu futuro marido e filhos (Mateus 22:37–38Tito 2:4). Seus lábios dão vida à medida que falam palavras de verdade e louvam a Cristo. (Efésios 5:19). Suas mãos dão vida à medida que servem outros. (Romanos 12:13). Suas pernas dão vida à medida que suportam seus ministérios dentro e fora de casa. Seus olhos dão vida à medida que veem (e amam) pessoas escravizadas aos poderes e principados desse mundo. (Efésios 6:12). Sua língua da vida à medida que forma as palavras de esperança do evangelho, que são capazes de quebrar as algemas do pecado. (1 Pedro 3:15).


5. Seu corpo vai mostrar às pessoas quem e o que você adora.


Você vai com certeza se questionar sobre a obsessão cultural em manter a juventude e a beleza na aparência física. Em algum nível, isso é uma luta para toda mulher em qualquer época. Mas lembre-se da Sabedoria gritando: o mal com frequência se mascara como uma bela e sedutora mulher. (Proverbs 5:3–6). 


Em um dos maiores poemas épicos já escritos, “A Rainha Faerie”, Duessa é uma bela mulher que simboliza o engano e a insensatez. Ela é contrastada com Una, também bela, mas que representa a pureza e a verdade. Você vai encontrar alguma forma do superficial charme de Duessa em quase toda imagem que você vê, e desmascarar seu engano vai requerer força sobrenatural. Ótimo que essa força está a sua disposição. O espírito do Deus vivo reside em você e será fiel para nutrir suas afeições de uma forma que parece completamente estranha para seus conhecidos (João 14:16).


O jeito que você trata seu corpo revela mais do que suas preferências; revela quem e o que você adora. Ore que o Senhor te faça conhecida por suas qualidades interiores e não perecíveis em vez de por sua aparência externa (1 Pedro 3:3–4). Beleza física não deveria ser desprezada, já que é um presente de Deus para ser cuidado, mas não é um fim em si mesmo. Toda beleza que vemos em forma humana ou na natureza deveria constantemente nos lembrar que servimos um Deus criativo e poderoso.


Aguente firme


À medida que você inicia essa jornada como uma jovem mulher cristã, eu oro que você identifique rapidamente e rejeite as mentiras que moldam tanto de nossa cultura. O inimigo pode parecer estar ganhando, mas sua vitória é temporária. Sua derrota foi assegurada na cruz, e é lá que você encontra sua identidade e força.


Aguente firme, meu amor. Essas são as verdades nas quais você pode firmar seu corpo e sua alma.

523 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page