Buscar
  • Larissa Ferraro

O SEGREDO DA FELICIDADE

Atualizado: 16 de Ago de 2019

Em outubro de 2009, a revista americana Time publicou uma edição inteiramente voltada a falar da situação da mulher naquela época nos EUA. O objetivo da revista era mostrar os resultados do feminismo, que iniciou nos anos 1970 com propósito de libertar as mulheres das ideias antigas sobre feminilidade. A ideia do movimento era que as mulheres deveriam “jogar no lixo” as visões tradicionais de casamento, maternidade e moralidade. O fato curioso apontado na matéria da revista em 2009, foi novamente analisado e comprovado pelo jornal britânico The Guardian em 2016: o ganho de liberdade e direitos femininos não aumentou a felicidade como as feministas imaginaram. Na verdade, pesquisas em diversos países apontam que, apesar de terem mais dinheiro e recursos de todo tipo, as mulheres hoje são mais infelizes do que eram há décadas atrás.


Talvez você discorde inicialmente das informações acima. Talvez pense que isso não faz sentido porque hoje você ganha seu dinheiro, não depende de ninguém, tem liberdade de fazer o que quiser. Mas pense em alguns detalhes da sua vida. Você tem tempo para tudo que você acha que deveria estar fazendo? Você tem realmente conseguido ser uma boa mãe com o pouco tempo que passa com seus filhos? Você é feliz no seu casamento? Quando olha as redes sociais, você se sente satisfeita com o seu corpo, cabelo, roupas ou vive ansiosa por achar que não está adequada? Seu dinheiro é suficiente para tudo que você acha que precisa comprar? Vou te falar a verdade, mesmo que tivéssemos todo tempo que achamos que precisamos, todo o dinheiro que gostaríamos de ter e toda a beleza que achamos que nos deixaria satisfeitas, tudo isso não nos garantiria felicidade. Sabe por que? Porque fomos criadas por Deus e para encontrar satisfação Nele.


A Bíblia nos ensina que Deus criou o homem e a mulher (Gênesis 1:27). Eles viviam em perfeita comunhão com o Criador e um com o outro (Gênesis 2:25). Eles tinham o casamento perfeito, tinham todo o tempo e todos os recursos que precisavam. Não sabiam o que era medo, nem vergonha, nem tristeza até que desobedeceram a Deus e tudo isso passou a fazer parte de suas vidas (Gênesis 3). A desobediência separou o homem da comunhão perfeita com Deus e da felicidade que é consequência disso.


Hoje vivemos em um mundo manchado pelo pecado, não só o de Adão e Eva, mas o de todos os seres humanos que nasceram depois deles (Romanos 5:12). Nossa falta de relacionamento com o Deus Criador de todas as coisas é a razão de nossa insatisfação mesmo quando usufruímos de todos os recursos possíveis. Não ter relacionamento com Deus nos causa sofrimento, medo, incerteza. Mas Ele mesmo, em Sua imensa bondade, providenciou uma forma de retornarmos a essa comunhão. Deus castigou em Seu filho a nossa desobediência, pagando a nossa dívida com Ele para que pudéssemos ter paz.

Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar e nos reconciliar com Deus. A proposta que Ele tem para nós é a seguinte: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vocês o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)


Não é exatamente isso que temos buscado, descanso para nossa alma? Não é exatamente assim que nos sentimos, cansados e sobrecarregados? O chamado de Jesus é que nos acheguemos a Ele, aprendamos mais sobre Ele e o resultado disso será o descanso de nossas almas. Ao contrario das falsas promessas que esse mundo tem feito, a Bíblia nos ensina o caminho para felicidade que tanto buscamos:


- Salmos 2:12 diz que felizes são os que se refugiam em Cristo.

- Salmo 119:1 diz que felizes são os que andam na lei de Deus.

- Salmo 119:2 diz que felizes são os que buscam a Deus de todo coração.

- Isaías 30:18 diz que felizes são os que esperam em Deus.

- Jesus disse em Lucas 11:28, que felizes são os que guardam as Suas palavras e em João 13:17, disse que felizes seriam os que praticassem o que Ele ensinou.

- Jesus também disse que felizes seriam os que não viram suas obras, mas ainda assim creram (João 20:29).


O que precisamos para sermos completamente felizes não é dinheiro, autoestima, uma linda aparência, um bom emprego e nem pensamento positivo. Precisamos de Jesus Cristo. Precisamos nos voltar a Ele, aprender mais sobre Ele e cultivar um relacionamento com Ele. Isso transforma nossa vida.

Mas talvez a sua pergunta agora seja: Por onde começo? E minha resposta é: pela Palavra de Deus, a Bíblia. Deus inspirou um livro para que pudéssemos entender tudo o que precisamos entender sobre Ele. A Palavra de Deus é a verdade e é ela que nos instrui e liberta. Jesus disse que se o buscarmos de todo coração, Ele se revelará a nós. Então, busque, peça e você conhecerá o caminho da verdadeira felicidade.




91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo